Rua Tenente Jose Albino, 535
Sala 4 Edificio Monet

Seg. a Qui. das 07H às 20H

Sexta das 07H às 17H

ENTRE EM CONTATO
(35) 3531-4062

Blog

Reeducação Postural Global (RPG)
Reeducação Postural Global (RPG)

A postura é definida como uma posição ou atitude do corpo. Na postura padrão , a coluna encontra-se com curvaturas normais e os ossos do esqueleto em alinhamento ideal para a sustentação do peso corporal Sua principal função é nos ajudar a realizar nossas atividades de vida diária e/ou físicas , com o menor gasto energético possível.

Existem alterações da postura como a escoliose,a hipercifose e a hiperlordose (cervical e /ou lombar) que, mantidas por tempo prolongado,podem levar ao uso incorreto das articulações, ocasionando problemas articulares e encurtamentos musculares que geram dor e limitação dos movimentos para simples atividades da vida diária.

A RPG é uma técnica da fisioterapia desenvolvida pelo fisioterapeuta francês Philippe Emmanuel Souchard a partir de estudos, pesquisas e observações.Consiste em uma técnica de ajustes posturais para reorganização dos segmentos corporais através do estiramento do tecido muscular retraído , da liberação das fáscias e do tecido conjuntivo permitindo assim ganho de mobilidade e do reequilíbrio dos músculos que mantém a postura .

O tratamento é individualizado, personalizado de acordo com ás necessidades do paciente,realizado através de posturas combinadas a respiração coordenada,com o objetivo no alinhamento das estruturas , no aumento da flexibilidade e na melhor mobilidade das articulações do corpo.

A RPG é indicada em pacientes com lesões de coluna vertebral ( hérnias, protusões e espondiloartrose), alterações do equilíbrio, distúrbios articulares (bursites, tendinites , etc…), desvios posturais (escoliose, hiperlordose, hipercifose), distúrbios da articulação temporo-mandibular, seguidos ou não de dor, podendo gerar lesões /síndromes em diversas partes do corpo impactando assim na qualidade de vida do indivíduo.

Fale Conosco

Contato
Carregando...